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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

NOGUEIRA, Maria da Graça Saraiva  e  CASALI, Caroline. ACESSO A POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM SÍTIOS ELETRÔNICOS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS. Contrapontos [online]. 2021, vol.21, n.1, pp.79-96.  Epub 20-Maio-2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p79-96.

O objetivo deste texto é discutir como os sítios eletrônicos das universidades federais brasileiras apresentam as políticas de ações afirmativas à comunidade em geral, dispondo informações sobre ingresso e permanência de estudantes no ensino superior. Para isso, foi realizado estudo de natureza aplicada, com objetivo descritivo e procedimento de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os sítios eletrônicos de 63 universidades federais brasileiras foram observados, entre 19 e 27 de setembro de 2020, com o intuito de mensurar, em cada sítio, a quantidade de cliques necessários para acessar as políticas de ações afirmativas para ingresso e permanência de estudantes no ensino superior. As análises demonstram que apenas uma universidade federal brasileira não apresenta as políticas públicas para ingresso e permanência de estudantes em seu sítio. As outras 62 instituições dispõem o acesso a essas políticas em, no máximo, três cliques, padrão considerado adequado para transparência e acesso à informação.

Palavras-chave : ações afirmativas; inclusão social; permanência no ensino superior.

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