SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1RACIALIZED REPRESENTATIONS AND PEDAGOGICAL DIMENSIONS OF THE COMICS OF THE BLACK CHARACTER PIMPO IN THE CHILDREN’S MAGAZINE “CACIQUE”ACTIVE METHODOLOGIES AS TEACHING STRATEGIES IN LEGAL TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto  and  SOUZA NETO, Samuel de. EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. Contrapontos [online]. 2021, vol.21, n.1, pp.148-168.  Epub May 20, 2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p148-168.

Atualmente, há muitas conceituações concernentes ao conceito de epistemologia, à exemplo do constructo denominado “Epistemologia da Prática”. Embora em muitos contextos haver maior utilização de tal conceito, poucos estudos demonstram como tem sido sua utilização no campo científico, isto é, qual tem sido o estado da arte na análise dessa conceituação. Assim, objetivamos analisar o estado da arte das produções acadêmicas que abordam o conceito de Epistemologia da Prática em teses e dissertações publicadas no Brasil, buscando compreender os aspectos quantitativos e qualitativos a esse respeito, no decorrer do recorte temporal de 1999 até 2018, baseado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados da análise de um total de 98 trabalhos encontrados permitem concluir que a perspectiva da Epistemologia da Prática tem apresentado certa inserção no âmbito das pesquisas na pós-graduação brasileira, especialmente na última década, o que ilustra a proeminência da abordagem desse conceito atualmente. Apesar disso, é fundamental que haja análises criteriosas acerca de suas potencialidades e limitações, bem como considera-se importante haver investimento maior na fundamentação teórica que subsidie os trabalhos de modo mais apropriado.

Keywords : Epistemologia; Prática; Estado da Arte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )