SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1METODOLOGÍAS ACTIVAS COMO ESTRATEGIAS DE ENSEÑANZA EN LA ENSEÑANZA JURÍDICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo  y  LARA, Ângela Mara de Barros. A AMPLIAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DO ENSINO NO DISCURSO: A IDEIA DE CRIANÇA COMO FUTURO. Contrapontos [online]. 2021, vol.21, n.1, pp.190-211.  Epub 20-Mayo-2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v21n1.p190-211.

O objetivo do texto é analisar como a ampliação da obrigatoriedade de matrícula para a pré-escola faz parte de uma racionalidade, que coloca a criança no centro dos discursos e orienta as práticas com as crianças pequenas. Realizou-se análise documental, a partir da base teórica crítica, de documentos oficiais produzidos e veiculados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), desde a década de 1990, com foco para a narrativa que sustenta a ampliação da escolaridade obrigatória. Ao problematizar sentidos e intencionalidades dos documentos reconheceu-se que estão comprometidos em acionar a ideia de criança como futuro, cujo cuidado e educação são uma preocupação sustentada pelos interesses econômicos e, assim, induzem a formulação de políticas que indicam a pré-escola como obrigatória. Além disso, identificou-se que, no processo de implementação da Lei n. 12.796 (BRASIL, 2013), no Brasil, as estratégias adotadas trazem implicações às crianças que se contrapõem às concepções defendidas pela área da educação infantil.

Palabras clave : UNESCO; obrigatoriedade de matrícula; educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )