SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1I, HUMAN? THINKING ABOUT THE HUMAN CONSTITUTION FROM SCIENCE FICTION WITH HIGH SCHOOL STUDENTS FROM A FULL-TIME STATE SCHOOL IN CAMPINAS, SPBODY EDUCATION, DOPING AND SPORT IN THE FILM “THE PROGRAM: THE TRUE STORY OF THE GREATEST DECEPTION OF OUR TIME” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

PUJADAS, Eulàlia Collelldemont  and  RAICHS, Raquel Cercós. A REPRESENTAÇÃO DO CORPO MASCULINO COMO DISPOSITIVO DE PROPAGAÇÃO DE UM IDEAL. Contrapontos [online]. 2022, vol.22, n.1, pp.82-96.  Epub May 24, 2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n1.p82-96.

O artigo aborda a representação da formação do gênero masculino como estereótipo, por meio da análise de documentários e noticiários oficiais do regime de Franco (1939-1975), contrastados com imagens e discursos veiculados em revistas e manuais. Com uma abordagem de análise de conteúdo visual, são apresentados três dos eixos que condicionaram a normalidade de aprender a ser homem: obediência vigorosa, hipermasculinidade como utopia física para alcançar e autocontrole e cuidado vigilante da parceira como único comportamento. Visualizando como esses eixos foram mostrados, delineia-se um projeto formativo vital que permaneceu como o alicerce estrutural da temática espanhola.

Keywords : notícias e documentários; propaganda; formação estrutural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )