SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1THE REPRESENTATION OF THE MALE BODY AS A PROPAGATION DEVICE OF AN IDEALBODY (A)NORMALITIES AND SPORTS (IN)VISIBILITIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

ZOBOLI, Fabio; CORREIA, Elder Silva  and  DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira. EDUCAÇÃO DO CORPO, DOPING E ESPORTE NO FILME “O PROGRAMA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DE ARMSTRONG”. Contrapontos [online]. 2022, vol.22, n.1, pp.97-116.  Epub May 24, 2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n1.p97-116.

O presente escrito tem como objetivo interpelar a educação do corpo, na obra cinematográfica “O programa: a verdadeira história de Lance Armstrong” (2015), a fim de reflexionar os usos do corpo no esporte moderno, sob a política do doping. A crítica que se quer sustentar, com esta análise, é que a técnica é o meio pelo qual o humano reingressa no devir da própria natureza, de tal modo que o humano é uma expressão de tal atividade. Isso implica considerar que os limites do doping não podem ficar presos a uma ontologia, na qual o corpo é dado como algo puro e que sua natureza é oposta ao que se entende por artificial. No entanto, isso não significa dizer, necessariamente, que se é favorável ao doping no esporte. Conclui-se que o esporte está tão imerso a códigos morais, a juízos preexistentes, que é pouco sensível e capaz de perceber que, na prática, as performances dos corpos dos atletas na sua estreita relação com tecnologias, expressam a natureza e sua lógica da mútua inclusão.

Keywords : educação do corpo; doping; esporte; técnica; filme O programa: a verdadeira história de Armstrong.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )