SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1BODY EDUCATION, DOPING AND SPORT IN THE FILM “THE PROGRAM: THE TRUE STORY OF THE GREATEST DECEPTION OF OUR TIME”IMMUNIZATION ADVICE FOR A HEALTHY INDIVIDUAL: THE CASE OF A RESEARCH GROUP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

CAMARGO, Wagner Xavier. (A)NORMALIDADES CORPORAIS E AS (IN)VISIBILIDADES ESPORTIVAS. Contrapontos [online]. 2022, vol.22, n.1, pp.117-133.  Epub May 24, 2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n1.p117-133.

O esporte moderno já tem um percurso estabelecido que permite compreender seu modus operandi, particularmente no tocante à visibilidade da normalidade, à sincronia proposital entre corpos, gêneros e sexualidades e ao estabelecimento do rendimento esportivo, por meio do emprego de técnicas 'precisas' e ‘corretas’. A proposta deste texto é trazer casos de atletas que apareceram na história do esporte durante o século XX, a fim de edificar três problematizações trazidas por tais corpos, sendo elas: a) dissonâncias de gênero não visibilizadas tendem a apagar existências de registros oficiais; b) é nas modalidades esportivas mais conhecidas e valorizadas pela cultura ocidental que mais se identifica tal invisibilidade em comparação com esportes desconhecidos; e c) o nível de performance esportiva contribui para manter os ‘casos de exceção’ escondidos: quanto melhor a performance, mais um corpo tende a ser normalizado. A partir de uma analítica das variáveis ‘gênero’, ‘visibilidade’ e ‘nível de performance’ conclui-se que o próprio sistema se encarrega de estabelecer as (a)normalidades corporais e manter as invisibilidades esportivas para a manutenção do status quo.

Keywords : gênero; sexualidade; atletas LGBT.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )