SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1IMMUNIZATION ADVICE FOR A HEALTHY INDIVIDUAL: THE CASE OF A RESEARCH GROUPTHE INTERNET OF BODIES, EMERGENT REALITIES AND THE EMERGENCE OF DIGITAL ARCHITECTURES OF INTERACTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

PICH, Santiago  and  MANSKE, George Saliba. A MEDIDA CERTA: CORPO, CONFISSÃO E TECNOLOGIAS DO SELF EM TEMPOS DE GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL. Contrapontos [online]. 2022, vol.22, n.1, pp.149-174.  Epub May 24, 2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n1.p149-174.

No presente artigo, tem-se como objetivo problematizar as formas de constituição do eu contemporâneo por meio de práticas de confissão e modos de espetacularização do corpo e da saúde, apresentados no livro “Medida Certa - como chegamos lá: com Márcio Atalla”. Para tanto, leituras e ferramentas conceituais foucaultianas foram válidas para este fim. Num primeiro momento, registrou-se a inspiração analítica, baseada na análise do discurso. Em seguida, utilizaram-se as análises realizadas por Foucault sobre práticas de confissão e de direção do eu para discutir os elementos presentes na obra analisada, em especial, aquelas tocantes às práticas de saúde e emagrecimento. Entende-se, neste artigo, que as formas de publicização do eu privado se valem de tecnologias de confissão não mais baseadas em um confessionário privado para um único diretor de almas, mas sim, na contemporaneidade, se apoiam de espetacularizações públicas e coletivas que têm os espectadores como aqueles a quem se dirige e se deve satisfação. Tais processos compõem um emaranhado discursivo que valora as práticas de si e as transforma em bens de consumo, dirigindo, concomitantemente, tanto aqueles que se expõem, como aqueles que observam e participam ativamente da direção do outro. Essas ações são, aqui, consideradas como modos de regulação e governo do eu contemporâneo.

Keywords : saúde; confissão; corpo; tecnologias do self; espetacularização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )