SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A PRESENÇA DE INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ESTRATÉGIA DE AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

MARTINS, Eliezer Alves  e  FERREIRA, Maira. REFORMAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DA PRÁTICA. Contrapontos [online]. 2022, vol.22, n.2, pp.2-19.  Epub 12-Dez-2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p2-19.

O artigo trata sobre as reformas curriculares para o Ensino Médio, desde a promulgação da LDBEN (Lei nº 9.394/1996) até a homologação da BNCC - EM, sendo o objetivo do trabalho analisar a produção das reformas e a percepção de professores em exercício sobre os princípios e objetivos e os processos para sua execução na escola. Os pressupostos teórico-metodológicos se baseiam na Abordagem do Ciclo de Políticas, tendo como materiais de análise, os documentos legais e as respostas dos professores a um questionário acerca do modo como conhecem/operam com tais políticas na escola. Os resultados apontam que os professores reconhecem a escola como espaço de acesso e divulgação, mas com oportunidades limitadas de discussão e interpretação dos textos legais, sendo estudos e discussões promovidas na universidade importantes para que, não só conheçam os documentos, mas compreendam seus efeitos e o papel do contexto da prática como espaço de produção da reforma.

Palavras-chave : Políticas curriculares; Reformas Educacionais; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )