SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2REFORMAS CURRICULARES PARA LA ENSEÑANZA SECUNDARIA: CONTEXTOS DE PRODUCCIÓN DE TEXTO Y DE LA PRÁCTICALA DOCENCIA CON BEBES Y NIÑOS PEQUEÑOS: REGISTROS DE LA ACCIÓN PEDAGÓGICA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

BACKES, José Licínio. A PRESENÇA DE INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ESTRATÉGIA DE AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADES. Contrapontos [online]. 2022, vol.22, n.2, pp.20-30.  Epub 12-Dic-2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p20-30.

Na primeira década e meia do século XXI, houve uma democratização do acesso à educação superior, em parte, em função das políticas de ações afirmativas, incluindo de forma mais significativa sujeitos não hegemônicos, com destaque para os indígenas. O artigo tem como objetivo mostrar como os indígenas fazem do espaço da universidade um espaço de afirmação de suas identidades. Para tanto foram entrevistados acadêmicos indígenas de diferentes cursos de licenciatura de uma universidade, situada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A análise mostrou que os indígenas na universidade, negociam, ressignificam, traduzem os conhecimentos, interculturalizando-os, de modo a fazer da universidade uma estratégia de afirmação de suas identidades.

Palabras clave : Indígenas; Educação Superior; Identidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )