SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2TEACHING INFANTS AND YOUNG CHILDREN: RECORDS OF PEDAGOGICAL ACTION IN EARLY CHILDHOOD EDUCATIONTHE FORMATIVE, PRESCRIPTIVE AND PLANNED DIMENSIONS IN THE LITERARY MEMORIES JOURNAL OF THE PORTUGUESE LANGUAGE OLYMPICS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

ACEVEDO, Albeiro Rodríguez  and  FELICETTI, Vera Lucia. CONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES RURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Contrapontos [online]. 2022, vol.22, n.2, pp.47-65.  Epub Dec 12, 2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p47-65.

A educação do campo é considerada uma forma de educação para pessoas distantes das áreas urbanas, para a qual o governo desenhou e implementou diversas estratégias que possibilitam essa dinâmica educacional, embora esta hoje seja considerada precária e carente de qualidade devido às condições e características de como ela é fornecida. O artigo apresenta algumas situações vivenciadas por três professores iniciantes em seus três primeiros anos de atuação no setor rural e, como têm sido os processos de adaptação a esses contextos e comunidades, evidenciando as deficiências e lacunas significativas que estão sendo fomentadas na prática educativa. Da mesma forma, por meio da metodologia da análise textual discursiva, levanta-se uma discussão sobre como a experiência docente no meio rural configura as práticas docentes desses professores que enfrentam diferentes condições, oferecendo uma perspectiva do trabalho docente da educação do campo.

Keywords : Educação; Ruralidade; prática pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )