SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2LA DOCENCIA CON BEBES Y NIÑOS PEQUEÑOS: REGISTROS DE LA ACCIÓN PEDAGÓGICA EN LA EDUCACIÓN INFANTILLAS DIMENSIONES FORMATIVA, PRESCRIPTIVA Y PLANIFICADA EN EL CUADERNO “MEMORIAS LITERARIAS” DE LAS OLIMPÍADAS DE LA LENGUA PORTUGUESA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ACEVEDO, Albeiro Rodríguez  y  FELICETTI, Vera Lucia. CONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES RURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Contrapontos [online]. 2022, vol.22, n.2, pp.47-65.  Epub 12-Dic-2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p47-65.

A educação do campo é considerada uma forma de educação para pessoas distantes das áreas urbanas, para a qual o governo desenhou e implementou diversas estratégias que possibilitam essa dinâmica educacional, embora esta hoje seja considerada precária e carente de qualidade devido às condições e características de como ela é fornecida. O artigo apresenta algumas situações vivenciadas por três professores iniciantes em seus três primeiros anos de atuação no setor rural e, como têm sido os processos de adaptação a esses contextos e comunidades, evidenciando as deficiências e lacunas significativas que estão sendo fomentadas na prática educativa. Da mesma forma, por meio da metodologia da análise textual discursiva, levanta-se uma discussão sobre como a experiência docente no meio rural configura as práticas docentes desses professores que enfrentam diferentes condições, oferecendo uma perspectiva do trabalho docente da educação do campo.

Palabras clave : Educação; Ruralidade; prática pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )