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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

ACEVEDO, Albeiro Rodríguez  e  FELICETTI, Vera Lucia. CONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES RURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Contrapontos [online]. 2022, vol.22, n.2, pp.47-65.  Epub 12-Dez-2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p47-65.

A educação do campo é considerada uma forma de educação para pessoas distantes das áreas urbanas, para a qual o governo desenhou e implementou diversas estratégias que possibilitam essa dinâmica educacional, embora esta hoje seja considerada precária e carente de qualidade devido às condições e características de como ela é fornecida. O artigo apresenta algumas situações vivenciadas por três professores iniciantes em seus três primeiros anos de atuação no setor rural e, como têm sido os processos de adaptação a esses contextos e comunidades, evidenciando as deficiências e lacunas significativas que estão sendo fomentadas na prática educativa. Da mesma forma, por meio da metodologia da análise textual discursiva, levanta-se uma discussão sobre como a experiência docente no meio rural configura as práticas docentes desses professores que enfrentam diferentes condições, oferecendo uma perspectiva do trabalho docente da educação do campo.

Palavras-chave : Educação; Ruralidade; prática pedagógica.

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