SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2CONFIGURACIÓN DE LAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES RURALES DEL NIVEL DE BÁSICA PRIMARIALA FORMACIÓN ÉTICO-ESTÉTICA EN LA EDUCACIÓN PRIMARIA: COMPRENSIÓN E IMPLICACIONES PARA LA ENSEÑANZA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

GARCIA-REIS, Andreia Rezende  y  COSTA, Míriam Fernanda. AS DIMENSÕES FORMATIVA, PRESCRITIVA E PLANIFICADA NO CADERNO MEMÓRIAS LITERÁRIAS DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. Contrapontos [online]. 2022, vol.22, n.2, pp.66-88.  Epub 12-Dic-2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p66-88.

O presente artigo tem como propósito apresentar uma análise de excertos do Caderno Virtual “Memórias literárias - Se bem me lembro”, material elaborado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, 6ª edição, sob três dimensões do trabalho docente: a formativa, a prescritiva e a planificada. Por meio da análise, buscaremos identificar o que é proposto e como se configuram essas três dimensões que circundam o trabalho do professor. A presente pesquisa inscreve-se no campo teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), cujos pressupostos contribuem para a compreensão da relação entre a linguagem e o trabalho docente. Os resultados apontam que a proposta do material perpassa pelas três dimensões do trabalho e tem como objetivo primeiro o ensino de língua numa dimensão discursiva, na perspectiva dos gêneros textuais. Foi observado ainda que as sequências utilizadas pelo caderno ‘Memórias Literárias Se bem me lembro...’ apresentaram-se como uma ferramenta importante para o desenvolvimento da linguagem e do trabalho docente.

Palabras clave : Formação de professores; Trabalho docente; Olimpíada de língua portuguesa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )