SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2LAS DIMENSIONES FORMATIVA, PRESCRIPTIVA Y PLANIFICADA EN EL CUADERNO “MEMORIAS LITERARIAS” DE LAS OLIMPÍADAS DE LA LENGUA PORTUGUESAGEOGRAFÍA DE LA SALUD Y LA EDUCACIÓN: ANÁLISIS INTERDISCIPLINARIO DE LA ORGANIZACIÓN DE LOS TERRITORIOS DE SALUD PROMOVIDOS POR EL SUS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

SILVA, Ana Paula Oliveira da; CASAGRANDE, Cledes Antonio  y  TREZZI, Clóvis. FORMAÇÃO ÉTICO-ESTÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES E IMPLICAÇÕES AO FAZER DOCENTE. Contrapontos [online]. 2022, vol.22, n.2, pp.89-107.  Epub 12-Dic-2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p89-107.

Este artigo, aborda a compreensão de um grupo de educadores sobre a formação ético-estética na escola. Seu objetivo consiste em analisar como os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de um Colégio de Porto Alegre, RS, compreendem a formação ético-estética dos seus estudantes e quais as possíveis implicações dessa compreensão para o próprio fazer docente. O referencial teórico orienta-se na discussão dos conceitos de educação, ética e estética. A interpretação dos dados seguiu a técnica da análise de conteúdo e os resultados da pesquisa foram categorizados em quatro eixos temáticos: educação como formação integral para o bem viver; formação ética e bem comum; percepção estética e imaginação criadora; práticas pedagógicas e formação ético-estética. A pesquisa evidencia que a formação ético-estética é objeto de reflexão e ação dos educadores, porém existe um hiato entre a concepção teórica, o planejamento e a prática pedagógica.

Palabras clave : Práticas pedagógicas; Ética; Estética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )