SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2LA FORMACIÓN ÉTICO-ESTÉTICA EN LA EDUCACIÓN PRIMARIA: COMPRENSIÓN E IMPLICACIONES PARA LA ENSEÑANZAREFLEXIONES SOBRE EDUCACIÓN, INFANCIA Y GÉNERO: ANÁLISIS DE LA PELÍCULA THE FISHERMAN´S DIARY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

DARSIE, Camilo  y  SOUZA, Matheus Santos de. GEOGRAFIA DA SAÚDE E EDUCAÇÃO: ANÁLISE INTERDISCIPLINAR DA ORGANIZAÇÃO DOS TERRITÓRIOS SANITÁRIOS PROMOVIDOS PELO SUS. Contrapontos [online]. 2022, vol.22, n.2, pp.108-125.  Epub 12-Dic-2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p108-125.

Neste artigo, opera-se na intersecção entre as áreas da Geografia, da Saúde e da Educação. O objetivo é discutir a importância da Geografia da Saúde e sua relação com os as práticas sanitárias e o campo educacional. Mais detidamente, trata-se do conceito de território em saúde, enquanto uma dimensão que precisa ser compreendida por gestores, usuários e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo se baseia nos princípios da revisão narrativa de literatura, a partir de revisão bibliográfica e análise crítica-reflexiva sobre o tema. Argumenta-se que os saberes relacionados ao espaço, às condições sanitárias e às práticas educacionais, de modo articulado, são ferramentas relevantes para o fortalecimento dos índices sanitários nacionais. Ressalta-se a necessidade de conhecimento acerca das dinâmicas territoriais para que o planejamento em saúde não se imponha sobre as territorialidades em que se insere. Assim, a Educação em Saúde colabora de forma significativa para tanto.

Palabras clave : Geografia da Saúde; Educação em Saúde; Territórios de Saúde; Territorialidades; Sistema Único de Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )