SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2GEOGRAFÍA DE LA SALUD Y LA EDUCACIÓN: ANÁLISIS INTERDISCIPLINARIO DE LA ORGANIZACIÓN DE LOS TERRITORIOS DE SALUD PROMOVIDOS POR EL SUS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

EUGENIO, Josiane; CASAGRANDE, Maria Aparecida  y  VOLPATO, Gildo. REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E GÊNERO: ANÁLISE DO FILME O DIÁRIO DO PESCADOR. Contrapontos [online]. 2022, vol.22, n.2, pp.126-138.  Epub 12-Dic-2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p126-138.

Buscou-se analisar, qualitativamente, o filme O diário do pescador, que aborda diferentes formas de violência e preconceito sofrido pelas mulheres e meninas moradoras de uma vila de pescadores na República dos Camarões/África Central. O estudo teve como objetivo compreender as concepções de infância, educação e gênero encontradas no filme e o papel da educação na emancipação das meninas/ mulheres. As análises foram realizadas á luz de autores como Vigotsky (2011), Cohn (2005), Freire (1996, 2002), Ivic (2010) e Louro (1997, 2011). A partir dos fatos ocorridos no filme, podemos perceber o poder da educação, revelando que o acesso, pode interferir na possibilidade de transformação da realidade vivida. As reflexões desenvolvidas apontam para a importância de se pensar e lutar por políticas de prevenção das violências de gênero e de cuidados com as infâncias de meninas e mulheres, como possibilidade de justiça social e construção de um mundo mais igualitário e humano.

Palabras clave : O diário do pescador; Educação; Infância; Gênero.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )