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Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

GARCIA, Wallisten Passos  e  PAN, Miriam Aparecida Graciano de Souza. Sentidos da leitura e escrita para professoras alfabetizadoras: implicações nas práticas educativas. Psic. da Ed. [online]. 2015, n.40, pp.3-14. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150001.

As discussões sobre as práticas formativas de leitura/escrita configuram-se como uma questão primordial na educação brasileira. Concebendo-as como práticas sociais e discursivas, o objetivo deste artigo é analisar os sentidos da leitura e escrita para professoras alfabetizadoras e os efeitos em sua prática com os alunos a partir de uma análise discursiva de textos produzidos durante um processo de formação continuada com 18 professoras de uma escola pública de Piraquara-PR. Os resultados evidenciam diferentes sentidos atribuídos à leitura/escrita, que se modificaram durante o processo de formação. A partir disso, discute-se a importância do incentivo e da promoção de uma experiência profunda e significativa com as diferentes dimensões da leitura e escrita no campo das práticas formativas.

Palavras-chave : Psicologia da Educação; Formação de Professores; Linguagem; Alfabetização; Bakhtin.

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