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Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

MANNES, Mariana. A criança pesquisada: uma análise de artigos científicos em psicologia. Psic. da Ed. [online]. 2015, n.40, pp.15-26. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150002.

O objetivo da presente pesquisa foi compreender o lugar que as crianças ocupam nas pesquisas científicas em Psicologia. A revisão sistemática da literatura científica em base de dados foi o método adotado para atingir esse objetivo. Periódicos indexados na base de dados Scientific Library Online (ScieLO) e classificados com conceito A1 ou A2 em Psicologia pela avaliação da Capes foram selecionados para realização da busca. Dentre os 644 artigos analisados, 347 (51,1%) utilizam métodos de pesquisa nos quais a criança é o sujeito que fornece as informações pretendidas. Contudo, em 42,31% desses artigos o único instrumento de coleta de dados são testes. A criança pesquisada em 67,45% dos artigos está em relação com alguma instituição, fenômeno ou condição: crianças em relação com a escola e supostos transtornos (25,05% do total), crianças e relações saúde-doença (10,65%) e crianças e deficiências (6,50%). Considera-se que, apesar de os psicólogos conferirem lugar às crianças nas pesquisas, o fazem predominantemente por meio de testes, o que também pode ser uma forma de silenciá-las.

Palabras clave : Psicologia; Criança; Infância; Revisão de Literatura; Testes.

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