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Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

SA, Maria Auxiliadora Ávila dos Santos  y  ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Envelhecimento profissional nas trajetórias de professores engenheiros. Psic. da Ed. [online]. 2015, n.40, pp.59-76. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150005.

O envelhecimento populacional e a longevidade profissional estimularam o revistar de pesquisa sobre as trajetórias de professores engenheiros, realizada mediante entrevistas biográficas com três gerações de professores: 1ª) com até 10 anos na docência; 2ª) entre 10 e 20 anos; 3ª) com até 30 anos. As transcrições foram organizadas em biogramas, que superpostos possibilitaram identificar cinco momentos comuns: 1) pré-inicial, período que precedia a entrada na carreira docente; 2) inicial, constituído pela entrada, adaptação e estabilização, culminando com o comprometimento ou a saída da docência; 3) intensa dedicação à administração, à pesquisa e/ou ao ensino; 4) revisão de vida, caracterizada por intensa dedicação e crise ou transição; 5) expectativa pela aposentadoria e/ou pela continuidade da carreira sob uma nova perspectiva. As alterações na docência em Engenharia ao longo de três décadas indicaram que pesquisas mais abrangentes trarão contribuições para a formação do professor do ensino superior.

Palabras clave : Desenvolvimento Humano; Formação; Professores; Engenheiros.

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