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Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

XIMENES, Celina Maria Aragão; BARRETO, Carmem Lúcia Brito Tavares  e  MORATO, Henriette Tognetti Penha. Supervisão de estágio e atitude psicoterapêutica: uma proposta educacional. Psic. da Ed. [online]. 2015, n.40, pp.115-124. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150009.

Este artigo aborda uma modalidade de supervisão de estágio em Psicologia clínica como prática educacional numa perspectiva fenomenológica existencial. Recorre-se a estudiosos que permitem articulações possíveis entre a condição de “ser-no-mundo”, proposta particularmente por Heidegger, e escritos da área da educação, em especial os explicitados por Paulo Freire. Entende-se que a pedagogia freiriana, consolidada numa concepção libertadora de homem, permite à condição humana apropriar-se de sua condição existencial no modo de construir uma vida envolta em esferas de sentido. As aproximações teóricas explicitadas permitem, dentre os diversos fenômenos que caracterizam a clínica psicológica, propor um diálogo entre o pensamento de Heidegger e de Freire, possibilitando uma prática psicológica que possa responder às demandas que lhe são endereçadas.

Palavras-chave : Supervisão; Educação; Fenomenologia Existencial; Heidegger; Freire.

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