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Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

TEIXEIRA, Cristiane de Sousa Moura  y  CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. Arqueologia dos significados sociais atribuídos ao trabalho do coordenador pedagógico: uma construção sócio-histórica. Psic. da Ed. [online]. 2015, n.41, pp.95-107. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150017.

Atualmente a coordenação pedagógica é um trabalho que tem como especificidade a articulação dos processos de formação contínua de professores no âmbito da escola. Entende-se que esse é um movimento histórico-social de constituição da profissão e de como esta é significada socialmente. Diante dessa realidade, o objetivo deste artigo é discutir a gênese e o desenvolvimento deste significado produzido socialmente. Ressalta-se que para se compreender esse movimento é necessário retornar à história de como esse profissional deixou de ser inspetor e se tornou coordenador pedagógico. Foram identificados três momentos do movimento histórico-social dessa profissão, a saber: da ação de velar os mais jovens à coordenação das diretrizes e normas determinadas pelo órgão administrador da escola; da coordenação das diretrizes e normas determinadas pelo órgão central à fiscalização do trabalho do professor; e, por fim, da fiscalização do trabalho do professor à articulação dos processos de formação contínua na escola. As ideias aqui desenvolvidas conduzem para a compreensão de que o atual significado para esta profissão resulta de múltiplas determinações, entre as quais destaca-se: a realidade histórica-social e cultural em que a profissão surge e se desenvolve; as demandas inerentes ao contexto de escolarização; as reformas educacionais; as condições objetivas e subjetivas em que o trabalho do coordenador pedagógico acontece.

Palabras clave : Coordenador Pedagógico; Formação Contínua; Significado e Sentido.

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