SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Arqueología de los significados sociales atribuídos al trabajo de coordinador pedagógico: un cercamiento socio-históricoLiteratura como instrumento de discusíon acerca de la muerte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

SILVA, Davi Cavalcante Roque da. Medicalização e controle na educação: o autismo como analisador das práticas inclusivas. Psic. da Ed. [online]. 2015, n.41, pp.109-117. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150018.

No acompanhar do trabalho institucional do psicólogo em duas escolas- de ensino fundamental e escola especial- discute-se a temática da medicalização na educação, nas articulações intersetoriais com a saúde e educação especial, objetivando analisar as relações a partir dos (des)encontros entre trabalhadores da saúde e da educação, e os focos de tensão entres esses profissionais e as famílias dos alunos na forma de demandas e encaminhamentos da escola. A medicalização é discutida nas relações com a escola especial quando se trabalha com diagnóstico neuropediátrico de autismo, atribuído a uma aluna pré-adolescente. O referencial teórico é o da análise institucional e estudos da filosofia da diferença, contando, fundamentalmente, com os conceitos de controle (Deleuze) e governamentalidade (Foucault). Veiga-Neto subsidia a problematizar nas (micro)políticas públicas a produção social de uma inclusão excludente. Foram privilegiados os dispositivos analisadores de encontros formais entre os profissionais, os relatórios de avaliação e encaminhamentos focalizando, entre outros aspectos, (1) os movimentos de profissionais e da aluna que questionam e ultrapassam a ordem dos diagnósticos e (2) a questão política local/geral de acessibilidade à escola especial

Palabras clave : Medicalização; Controle; Inclusão; Psicologia e Educação; Psicologia Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )