SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Prevalência de sintomas de stress entre graduandos de uma universidade públicaAdaptação à universidade em estudantes ingressantes na graduação em psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

OLIVEIRA, Thais Porlan de  e  JESUS, Juliana Campos de. Análise de sistema de comunicação alternativa no ensino de requisitar por autistas. Psic. da Ed. [online]. 2016, n.42, pp.23-33. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150022.

O Picture Exchange Communication System (PECS) é um sistema alternativo de comunicação no qual há o ensino da troca de cartões com figuras pelos itens representados nos cartões. Estudos visam avaliar seu uso na educação especial e a sua eficácia na promoção da comunicação por autistas. O objetivo deste estudo foi delimitar as condições contextuais sob as quais o protocolo de comunicação é efetivo, analisando algumas variáveis na aplicação das suas três primeiras fases, que ensinam comportamento de requisitar (emitir mandos). Quatro crianças autistas com idade entre 6 e 12 anos receberam treino sistemático das três primeiras fases do PECS, sendo documentadas as possíveis variáveis de controle para aquisição de mandos. Os resultados mostraram que a aplicação do PECS foi efetiva, porém que há necessidade de descrição das especificidades do treino para maximizar seu uso na educação. É discutida a necessidade de maior identificação e controle de variáveis no ensino do PECS para que seja atestada a sua eficácia, corroborando a necessidade identificada na literatura de mais estudos que avaliem a efetividade do protocolo.

Palavras-chave : Autismo; Educação Especial; Comunicação Alternativa; Mandos; PECS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )