SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Adaptación a la Universidad de estudiantes novatos en el curso de PsicologíaLos sentidos de coordinación pedagógica: motivos para la permanencia en la función índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

DUQUEVIZ, Barbara Cristina  y  PEDROZA, Regina Lucia Sucupira. Concepções de estudantes sobre recursos tecnológicos na aula de espanhol. Psic. da Ed. [online]. 2016, n.42, pp.49-59. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150024.

Este estudo teve como objetivos compreender o que estudantes de espanhol como língua estrangeira consideram como recursos tecnológicos e que concepção têm sobre essas tecnologias em contexto educacional. Os participantes da pesquisa foram seis estudantes de um centro de línguas público, entre 17 e 22 anos de idade, que frequentavam o Ensino Médio ou o Ensino Superior, utilizandoas tecnologias digitais em suas práticas cotidianas. A construção das informações foi realizada por meio de um questionário para associação e evocação de palavras e atribuição de significado à palavra mais importante. Foi realizada análise semântica, em uma perspectiva qualitativa, para as escolhas lexicais de cada participante para investigação de suas concepções. A análise mostra que os estudantes têm uma percepção ampla e variada sobre os recursos tecnológicos na sala de aula, englobando as tecnologias mais antigas, como aparelho de som e televisão, bem como as tecnologias mais contemporâneas, como computador, projetor multimídia e internet. Para os participantes da pesquisa, as tecnologias educacionais podem ser descritas como facilitadoras, inovadoras, interativas, intrínsecas à aula, instrumentais para apresentação de conteúdo, lúdicas e motivadoras.

Palabras clave : Recursos Tecnológicos; Concepção; Estudante; Espanhol; Tecnologia Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )