SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Psicología como profesión de la salud: informe de un proceso de (re)formulación de planes de estudios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

SIVERES, Luiz. Mística do educador no exercício da docência. Psic. da Ed. [online]. 2016, n.42, pp.91-99. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20150028.

O início do século atual está sendo caracterizado pela continuidade de muitas conquistas, mas também por uma série de desafios, dentre os quais o da própria condição humana, que continua sendo afetada, principalmente na sua subjetividade e intersubjetividade. Esta realidade, juntamente com tantas outras é, fundamentalmente, resquício de uma tensão entre o local e global, entre o pessoal e social, ou entre o material e espiritual, porém tais tendências se conectam e se entrecruzam constantemente, comprometendo, de uma forma ou outra, todos os ambientes institucionais e impactando todos os fenômenos humanos. Neste cenário encontra-se, também, o sistema educativo e o sujeito educador, que, para exercer a sua missão educadora, necessitaria, dentre outras exigências, de uma mística. Neste sentido está se propondo uma mística vinculada à metáfora da “taça de vinho”, que se assemelha mais à estrutura, à forma e à organização da escola, para então reconhecer a relevância do “sabor do vinho”, identificado com a mística educativa como uma disposição de interioridade, uma dinâmica de conectividade e uma experiência de transcendência. Neste contexto é recomendado destacar, também, uma mística do educador por meio de uma energia biológica, um movimento dialógico e uma luz analógica.

Palabras clave : Mística; Educador; Docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )