SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43La autorregulación en el aprendizaje: un estudio exploratorio en la educación superior portuguesaRelaciones interpersonales y adaptación de recursos para estudiantes con discapacidad en la universidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

GIACOMONI, Claudia Hofheinz; SOUZA, Luciana Karine de  y  HUTZ, Claudio Simon. Você é feliz? A autopercepção da felicidade em crianças. Psic. da Ed. [online]. 2016, n.43, pp.13-22. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20160002.

O objetivo do presente estudo foi investigar a autopercepção da felicidade em crianças escolares. Participaram 200 crianças de escolas públicas e privadas da cidade de Porto Alegre, com idade entre 5 e 12 anos. Foram realizadas entrevistas individuais sobre a autopercepção da felicidade, crenças e causas atribuídas a ela, e descrição da sua origem. A maioria das crianças se considera feliz, sem distinção de gênero ou de tipo de escola. A própria felicidade foi mais atribuída à família, aoselfpositivo e ao lazer. Diferenças etárias significativas mostraram que as crianças mais novas admitem sentirem-se mais felizes. Os meninos associaram mais o lazer à felicidade do que as meninas, bem como eventos com atividades físicas. Para as crianças em geral, a origem da felicidade está no coração, na própria pessoa, e nos afetos/emoções. Estudos dessa natureza fornecem diretrizes para a identificação de indicadores de bem-estar subjetivo e satisfação de vida infantil.

Palabras clave : Satisfação; Crianças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )