SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Are you happy? Self-perception of happiness in childrenAccessibility conditions in graduate studies: a study with public university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

TONDIN, Celso Francisco; NARDON, Daiane Nadaletti  and  PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro. Relações interpessoais e recursos de adaptação para acadêmicos com deficiência na universidade. Psic. da Ed. [online]. 2016, n.43, pp.23-33. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20160003.

Esta pesquisa focaliza as relações interpessoais e os recursos de adaptação para acadêmicos com deficiência na universidade, tendo como objetivo entender tais relações e de que forma a instituição está investindo na inclusão destes estudantes. Como base teórica, dialoga com referenciais da educação inclusiva e com estudos sobre a subjetividade. Trata-se de pesquisa realizada a partir de estudo de caso de acadêmicos com deficiência, de uma universidade comunitária catarinense, tendo sido utilizados questionário, entrevista, observação e consulta a documentos. Os participantes foram cinco acadêmicos com deficiência, cinco de seus professores e 15 de seus colegas, além das coordenadoras acadêmica e pedagógica da instituição. A partir da análise de conteúdo, os dados foram discutidos por meio de três categorias: a) estrutura física; b) recursos metodológicos oferecidos aos acadêmicos com deficiência; e c) as relações interpessoais estabelecidas por eles e com eles. Constata-se que, no cenário da pesquisa, existem limitações na acessibilidade arquitetônica, atitudinal e comunicacional, apesar da mobilização institucional no sentido de superar tais lacunas. Identifica-se, também, a necessidade de intensificação de cursos de formação continuada para docentes, técnicos administrativos e estagiários.

Keywords : Estudantes com Deficiência; Acessibilidade; Educação Superior; Subjetividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )