Psicologia da Educação
Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520
Abstract
KOGA, Viviane Terezinha and ROSSO, Ademir José. Análise da produção científica acerca da educação moral na escola. Psic. da Ed. [online]. 2016, n.43, pp.47-57. ISSN 2175-3520. https://doi.org/10.5935/2175-3520.20160005.
Este artigo apresenta uma análise de teses, dissertações e artigos que tratam da educação moral na escola. A coleta dos dados foi feita em bases eletrônicas, nas quais foram localizadas 85 produções. A análise se deu mediante o apoio dossoftwaresAlceste e Simi. Entre os achados destaca-se que a maioria das pesquisas é procedente da região Sudeste, grande parte das investigações é de natureza empírica e tem na observação e na entrevista os principais instrumentos para a coleta de dados. Os resultados evidenciaram a formação de quatro classes distintas. A classe 1, concentrando mais de 70% das informações analisadas, constituiu-se como a mais significativa e assinalou para a necessidade de se construir na escola um espaço para a formação ética dos alunos, bem como para a construção de valores e da autonomia moral. Já a classe 3 tratou dos conflitos no âmbito da sala de aula como sendo um processo de difícil resolução. Por fim, as classes 2 e 4 evidenciaram, respectivamente, os ambientes de pesquisa e os aspectos metodológicos que dão luz a essas produções científicas.
Keywords : Educação Moral; Escola; Revisão De Literatura.