SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Accessibility conditions in graduate studies: a study with public university studentsSchool psychology production from 1962 to 2011 in index Psi database author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

KOGA, Viviane Terezinha  and  ROSSO, Ademir José. Análise da produção científica acerca da educação moral na escola. Psic. da Ed. [online]. 2016, n.43, pp.47-57. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20160005.

Este artigo apresenta uma análise de teses, dissertações e artigos que tratam da educação moral na escola. A coleta dos dados foi feita em bases eletrônicas, nas quais foram localizadas 85 produções. A análise se deu mediante o apoio dossoftwaresAlceste e Simi. Entre os achados destaca-se que a maioria das pesquisas é procedente da região Sudeste, grande parte das investigações é de natureza empírica e tem na observação e na entrevista os principais instrumentos para a coleta de dados. Os resultados evidenciaram a formação de quatro classes distintas. A classe 1, concentrando mais de 70% das informações analisadas, constituiu-se como a mais significativa e assinalou para a necessidade de se construir na escola um espaço para a formação ética dos alunos, bem como para a construção de valores e da autonomia moral. Já a classe 3 tratou dos conflitos no âmbito da sala de aula como sendo um processo de difícil resolução. Por fim, as classes 2 e 4 evidenciaram, respectivamente, os ambientes de pesquisa e os aspectos metodológicos que dão luz a essas produções científicas.

Keywords : Educação Moral; Escola; Revisão De Literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )