SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Condiciones de accesibilidad en el posgrado: un estudio con estudiantes de la universidad públicaProducción en psicología escolar de 1962 hasta 2011 en la base índex Psi índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

KOGA, Viviane Terezinha  y  ROSSO, Ademir José. Análise da produção científica acerca da educação moral na escola. Psic. da Ed. [online]. 2016, n.43, pp.47-57. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20160005.

Este artigo apresenta uma análise de teses, dissertações e artigos que tratam da educação moral na escola. A coleta dos dados foi feita em bases eletrônicas, nas quais foram localizadas 85 produções. A análise se deu mediante o apoio dossoftwaresAlceste e Simi. Entre os achados destaca-se que a maioria das pesquisas é procedente da região Sudeste, grande parte das investigações é de natureza empírica e tem na observação e na entrevista os principais instrumentos para a coleta de dados. Os resultados evidenciaram a formação de quatro classes distintas. A classe 1, concentrando mais de 70% das informações analisadas, constituiu-se como a mais significativa e assinalou para a necessidade de se construir na escola um espaço para a formação ética dos alunos, bem como para a construção de valores e da autonomia moral. Já a classe 3 tratou dos conflitos no âmbito da sala de aula como sendo um processo de difícil resolução. Por fim, as classes 2 e 4 evidenciaram, respectivamente, os ambientes de pesquisa e os aspectos metodológicos que dão luz a essas produções científicas.

Palabras clave : Educação Moral; Escola; Revisão De Literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )