SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Análise da produção científica acerca da educação moral na escolaPsicologia educacional: concepções de professores de curso de licenciatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

MAROLDI, Alexandre Masson; SOUZA, Ana Maria da  e  LIMA, Luis Fernando Maia. Produção em psicologia escolar de 1962 a 2011 na base index Psi. Psic. da Ed. [online]. 2016, n.43, pp.59-68. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20160006.

A Psicologia Escolar caracteriza-se por propor um olhar para o processo de escolarização e para o contexto sócio-político-cultural em que estão inseridos os processos educativos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar, através de uma análise bibliométrica, a produção científica em Psicologia Escolar presente na Base de dados Index Psi Periódicos Técnico-científicos, de 1962 a 2011. A Base de dados Index Psi Periódicos Técnico-científicos reúne a literatura técnico-científica em Psicologia publicada em revistas, com acesso ao texto completo. Utilizou-se a bibliometria, que permitiu elaborar indicadores para avaliar o atual estágio de desenvolvimento da temática Psicologia Escolar. No total, foram recuperados 209 registros, destacando-se entre os mesmos, o periódicoPsico.Na análise de autoria dos artigos recuperados, 62, 1% dos autores contribuíram com apenas uma publicação. Quanto ao vínculo institucional dos autores, a Universidade de São Paulo (USP) é a que prevalece e a palavra-chave mais frequente éPsicologia Escolar. O estudo bibliométrico contribuiu para a identificação da visibilidade e o estágio de desenvolvimento da produção científica em Psicologia Escolar nessa base de dados.

Palavras-chave : Escolar; Bibliometria; Produção Científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )