SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Educational psychology: perceptions of professors in education coursesUniversity students' social representations of money author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

RIBEIRO, Fernanda Siqueira  and  CRUZ, Fatima Maria Leite. Crianças, contextos de escolas e suas representações sociais de família. Psic. da Ed. [online]. 2016, n.43, pp.81-90. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20160008.

A presente pesquisa teve como objetivo compreender as representações sociais de família por crianças de duas escolas, uma pública e uma privada, na cidade do Recife. Com apoio da Teoria das Representações Sociais, foram identificados os sentidos compartilhados, além de demarcadas especificidades de contextos locais e de grupos em particular. Participaram da pesquisa 12 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 9 e 10 anos; foram formados dois grupos focais, com seis participantes de cada escola. Os resultados, segundo a análise de conteúdo, revelam que há transições, dilemas e contradições experimentadas pelas crianças nos contextos das famílias: o grupo da escola pública caracterizou a família idealizada e apontou sua convivência com diversos modos de configuração familiar; o grupo da escola privada mostrou a dificuldade de aceitar, quando ocorre, a separação dos pais, compartilhou essa experiência e introduziu amigos e o animal de estimação como membros da família.

Keywords : Sociais; Família; Crianças; Grupo Focal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )