SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Psicologia educacional: concepciones de los profesores del curso de licenciaturaRepresentaciones sociales de estudiantes universitarios acerca del dinero índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

RIBEIRO, Fernanda Siqueira  y  CRUZ, Fatima Maria Leite. Crianças, contextos de escolas e suas representações sociais de família. Psic. da Ed. [online]. 2016, n.43, pp.81-90. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20160008.

A presente pesquisa teve como objetivo compreender as representações sociais de família por crianças de duas escolas, uma pública e uma privada, na cidade do Recife. Com apoio da Teoria das Representações Sociais, foram identificados os sentidos compartilhados, além de demarcadas especificidades de contextos locais e de grupos em particular. Participaram da pesquisa 12 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 9 e 10 anos; foram formados dois grupos focais, com seis participantes de cada escola. Os resultados, segundo a análise de conteúdo, revelam que há transições, dilemas e contradições experimentadas pelas crianças nos contextos das famílias: o grupo da escola pública caracterizou a família idealizada e apontou sua convivência com diversos modos de configuração familiar; o grupo da escola privada mostrou a dificuldade de aceitar, quando ocorre, a separação dos pais, compartilhou essa experiência e introduziu amigos e o animal de estimação como membros da família.

Palabras clave : Sociais; Família; Crianças; Grupo Focal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )