SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Construção e validação da escala unifatorial de autoeficácia acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

CASTORINA, José Antonio. As representações sociais e os processos de ensino-aprendizagem de conhecimentos sociais. Psic. da Ed. [online]. 2017, n.44, pp.1-13. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170001.

A pesquisa das representações sociais (RS) na educação tem dado maior atenção às crenças de professores e alunos sobre a identidade profissional, a avaliação ou a escola. No entanto, tem se dedicado menos ao estudo do papel e do significado das representações no processo de ensino/aprendizagem. Neste trabalho são estudadas as condições da inclusão das representações sociais ao estudo do processo de mudança conceitual dos conhecimentos sociais. São discutidas algumas relações entre a didática específica e as representações sociais na interpretação dos processos de ensino/aprendizagem de tais saberes. Primeiramente, descrevem-se alguns traços característicos do conceito RS vinculados à questão a ser tratada. Num segundo momento, aborda-se o caráter problemático das relações entre a RS e o campo educativo. Apresenta-se o problema da polifasia cognitiva na mudança conceitual, processo central na compreensão da transformação dos conceitos no ensino, e os traços singulares que as RS adquirem nele. Por último, argumenta-se a favor da inclusão das RS no estudo dos processos de mudança conceitual, porém situadas nos contextos didáticos.

Palavras-chave : Representações Sociais; Mudança Conceitual; Ensino-Aprendizagem; Conhecimentos; Didática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )