SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número44Enseñanza de relaciones condicionales entre estímulos musicales por medio de un programa de computadoraLearning design y tecnologías: creación de ambientes colaborativos para el aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

VECTORE, Celia et al. Mediação, empenho e envolvimento na linguagem musical: um estudo em contextos infantis. Psic. da Ed. [online]. 2017, n.44, pp.37-46. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170004.

Trata-se de um estudo com o objetivo de identificar variações no empenho de professores de instituições infantis e no envolvimento das crianças, antes e após uma intervenção, voltada para a aprendizagem de conteúdos de música. Para tanto, participaram cinco professoras e 24 crianças com idades entre três e cinco anos. Inicialmente, foram aplicadas e avaliadas as escalas de empenho do adulto e de envolvimento da criança. Em seguida, as professoras participaram de um curso de formação em música, com carga horária de 100 horas e, após o mesmo, houve um acompanhamento semanal das docentes durante cinco semanas. Finalizado o procedimento de intervenção, as professoras e as crianças foram reavaliadas pelos instrumentos citados. Os resultados indicaram melhora nos níveis de empenho dos professores e de envolvimento da criança, contudo as atividades musicais continuaram incipientes na rotina institucional. Novos estudos são necessários para efetivar a inserção efetiva da linguagem musical na educação infantil, além disso, deve-se considerar que capacitações mais aligeiradas, mesmo contendo conteúdo significativo, podem não ser suficientes, para consolidar a aprendizagem dessa importante linguagem para o desenvolvimento da criança pequena.

Palabras clave : Mediação; Envolvimento; Empenho; Linguagem Musical; Instituição Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )