SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue44Psychologist training in education: the conceptions of professorsSocial representations of intellectual disability between psychology and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

BORGES, Laura  and  CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez. Fatores determinantes ao ingresso de alunos com deficiência no ensino médio. Psic. da Ed. [online]. 2017, n.44, pp.79-91. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170008.

Este estudo visou identificar os aspectos positivos e negativos da escolarização de alunos com deficiência antes de seu ingresso no ensino médio e fatores determinantes ao ingresso no ensino médio, segundo os mesmos e seus familiares. Participaram sete alunos com deficiência matriculados no primeiro ano do ensino médio de escolas públicas regulares, e seus respectivos responsáveis (cinco mães e um pai, com idades entre 37 e 57 anos). Os participantes foram entrevistados, respondendo a questões sobre a escolarização antes do ingresso no ensino médio e a transição para esta etapa de ensino. O roteiro de entrevista foi submetido à apreciação de quatro juízes, a fim de verificar a compatibilidade do instrumento com os objetivos propostos e com a população alvo. Foi possível considerar que apesar da escola ser protagonista dos acontecimentos positivos e negativos da escolarização do aluno, exerceu pouca influência na decisão e motivação ao ingresso no ensino médio.

Keywords : Educação Especial; Inclusão Escolar; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Deficiência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )