SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue44Social representations of intellectual disability between psychology and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

MOROZ, Melania; LLAUSAS, Rosana Valiñas; KRAMM, Daniele  and  BOVOLON, Stefan. Leitura, escrita e equivalência de estímulos - em foco procedimentos de ensino. Psic. da Ed. [online]. 2017, n.44, pp.103-111. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170010.

A literatura aponta que a comunidade behaviorista produz sistematicamente estudos sobre sua produção científica. Usualmente, utilizam-se os resumos das publicações, os quais permitem focalizar grande número de trabalhos; no entanto, tal decisão impede que se aprofunde a análise do que foi realizado, em virtude da ausência de informações mais detalhadas. O presente estudo identificou especificamente os procedimentos de ensino sobre leitura recombinativa, com referencial da equivalência de estímulos. Foram analisadas na íntegra 12 pesquisas de mestrado e doutorado, identificando-se participantes (quantidade, idade, série cursada); setting (escola x outros); agente da intervenção (pesquisador, professor, outros); forma de intervenção (pesquisador - participante; pesquisador- grupo); condições experimentais (avaliação inicial, ensino, avaliação após ensino, generalização, manutenção); relações ensinadas e relações testadas. Entre outros aspectos, a análise desses estudos indicou que: os participantes foram alunos do ensino fundamental; os procedimentos de ensino foram realizados na escola; o agente da intervenção foi o pesquisador; a forma de intervenção foi pesquisador- grupo; - a avaliação da manutenção foi pouco frequente; - as intervenções apresentaram um caráter “reparador” das falhas do sistema educacional. A partir dos resultados, são sugeridos aspectos a serem focalizados em novos estudos.

Keywords : Produção Científica; Discriminações Condicionais; Análise Do Comportamento; Leitura; Escrita.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )