SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Enseñanza de las relaciones numéricas para niños con trastorno de espectro autistaTest de cloze en la educación primaria: evidencias de validez de criterio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

BASSO, Fabiane Puntel. Développement orthographique des enfants français exposés a des pratiques d’enseignement différentes. Psic. da Ed. [online]. 2017, n.45, pp.21-33. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170014.

Este artigo tem o objetivo de compreender o progresso da aprendizagem ortográfica no primeiro ano de alfabetização formal em duas classes de Curso Preparatório (CP) expostas a diferentes métodos de ensino da leitura e da escrita. O estudo foi realizado em duas escolas primárias, localizadas na região de Grenoble, França. Foram realizadas avaliações longitudinais nas duas classes (A e B) para analisar o desenvolvimento da ortografia ao longo do ano escolar. Quatorze cartas contendo figuras foram utilizadas para realizar um autoditado individual. As escritas das crianças foram analisadas para identificar o nível de ortografia, tipos de grafia, natureza das estratégias utilizadas pelos alunos e efeito da frequência das palavras. Os resultados mostraram que as crianças da classe B, expostas a um ensino equilibrado das várias estratégias didático-pedagógicas que abrangem significado e código, apresentaram menos falhas ortográficas nas avaliações. A diferença entre os desempenhos das crianças das duas classes aumentou ao longo do ano escolar. Entretanto, em ambas as classes, as grafias incorretas diminuíram ao longo do ano, enquanto que as grafias aproximadas e ortográficas aumentaram. As falhas de omissão e de substituição foram as mais representadas no início e no final do ano. A análise do fator frequência de palavras indica que as crianças da classe B escreveram mais corretamente as palavras que são muito frequentes. Na classe A não foi observado efeito de frequência nas produções das crianças. Estes resultados fornecem pistas para reflexão sobre a questão do desenvolvimento da aprendizagem ortográfica em diferentes contextos de ensino.

Palabras clave : Aprendizagem Ortográfica; Alfabetização; Ortografia Francesa; Curso Preparatório; Estratégias Didáticas; Práticas de Ensino.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )