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Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

OLIVEIRA, Katya Luciane de; TRASSI, Angélica Polvani; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  y  CUNHA, Neide de Brito. Teste de cloze no ensino fundamental: evidências de validade de critério. Psic. da Ed. [online]. 2017, n.45, pp.35-44. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170015.

A presente pesquisa visou levantar evidências de validade de critério de um Teste de Cloze para ensino fundamental, bem como identificar o nível de leitura dos estudantes. Participaram 359 alunos dos 1° ao 9° anos do ensino fundamental público dos estados do Paraná e de São Paulo. Aplicou-se coletivamente um teste de Cloze, com aproximadamente 103 palavras e 15 omissões, em sua versão tradicional no qual se omitem todos os quintos vocábulos. Os resultados indicaram que à medida que há avanço no ano escolar também há aumento gradativo na pontuação do teste de Cloze, sendo que a diferença entre os anos escolares foi estatisticamente significante. A discussão dos dados aponta para a possibilidade de emprego do teste de Cloze como medida de avaliação da compreensão de leitura em alunos do ensino fundamental.

Palabras clave : Compreensão de Leitura; Evidências de Validade; Avaliação Psicoeducacional.

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