SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Estrategias de aprendizaje de alumnos de un curso de pedagogía a distanciaPrograma más educación: revisión de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

OLIVEIRA, Maria Fernanda Cunha; BZUNECK, José Aloyseo  y  RUFINI, Sueli Édi. Motivação de adolescentes para leitura: estudo com a abordagem centrada na pessoa. Psic. da Ed. [online]. 2017, n.45, pp.67-76. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170018.

O presente estudo teve por objetivo investigar a motivação de adolescentes para leitura por meio de perfis motivacionais e sua relação com percepção de apoio dos pais. Participaram deste estudo 520 adolescentes dos Ensinos Fundamental e Médio, que responderam a um questionário em escala Likert contendo questões representativas dos pontos do continuum, propostos pela Teoria da Autodeterminação, e sobre a percepção dos pais. Foi adotada a abordagem centrada na pessoa e assim se formaram dois clusters contrastantes que combinavam escores diferenciados em motivação autônoma e controlada. Aproximadamente metade dos alunos formou o cluster 1, com altos escores em motivação autônoma e moderados na controlada. Outra metade formou o cluster 2, com escores moderados em ambas as medidas. As meninas eram duas vezes mais representadas no cluster 1 do que os meninos. Da mesma forma, os alunos do cluster 1 tinham percepções em nível mais elevado de seus pais como apoios à leitura. Os resultados foram discutidos à luz do referencial teórico e de estudos anteriores e foram sugeridas novas pesquisa sobre o constructo.

Palabras clave : Motivação para Leitura; Adolescência; Teoria da Autodeterminação; Perfis Motivacionais; Percepções dos Pais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )