SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue46College education and teacher illness: a study at a public universityVirtual violence between students of elementary school in different states of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

ROZA, Rodrigo Hipólito; NAKANO, Tatiana de Cassia; WECHSLER, Solange Muglia  and  SILVA, Talita Fernanda da. Tecnologia no contexto educacional: teste informatizado para avaliação de estilos de aprendizagem. Psic. da Ed. [online]. 2018, n.46, pp.11-20.  Epub Apr 06, 2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180002.

Considerando os avanços tecnológicos e as facilidades proporcionadas pelos seus recursos, o presente artigo tem o objetivo de avaliar a aplicação do instrumento informatizado Escala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias, de modo a testar seu funcionamento e a viabilidade de seu uso em contexto escolar. Após apresentar o embasamento teórico e as características Escala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias, bem como e o suporte tecnológico utilizado, o instrumento foi aplicado a 120 estudantes universitários provenientes do curso de administração, sendo 63 do sexo feminino e 57 do sexo masculino, com idades entre 18 e 35. Os resultados foram favoráveis tanto quanto ao funcionamento do modelo informatizado do instrumento, quanto à sua aplicação em contexto educacional, indicando a possibilidade de inserção das tecnologias no processo ensino-aprendizagem, contribuindo para avanços na área de avaliação psicológica e seu impacto na prática profissional e educacional.

Keywords : estilos de aprendizagem; teste informatizado; avaliação psicológica; tecnologia educacional; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )