SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Mapeo de conocimiento del profesor sobre la violencia familiar¿Quién debe ocupar los bancos de la Educación Superior? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

ANDRADE, Alline Nunes; ALENCAR, Heloisa Moulin de  y  SALLES, Andréia Mansk Boone. Projeções de si no futuro de universitários e egressos surdos. Psic. da Ed. [online]. 2018, n.46, pp.41-50.  Epub 06-Abr-2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180005.

Esse estudo teve como objetivo investigar os projetos de vida em uma perspectiva ética de dezesseis pessoas surdas que haviam se matriculado no ensino superior. Perguntou-se, por meio do método clínico piagetiano, em língua de sinais, seus projetos de futuro. Os participantes apresentaram diferentes projetos de vida, com destaque para 'atividade profissional', 'formação acadêmica' e 'relacionamento afetivo'. Os projetos foram, principalmente, do tipo 'autocentrado com reconhecimento de si' e 'conectado', implicando a reflexão sobre o valor do reconhecimento de si, necessário ao reconhecimento mútuo e a conexão com o outro, a sociedade e a comunidade surda. Esta comunidade apareceu como protagonista nos projetos de formação acadêmica e de atuação profissional, voltados à inclusão educacional específica aos surdos. Concluiu-se que os projetos de vida dos adultos surdos desta pesquisa foram em sua maioria de perspectiva moral e ética, com conteúdo de autorrespeito e valores morais relacionados à boa convivência em sociedade. Os resultados podem ser úteis à reflexão sobre as políticas públicas voltadas à promoção de acessibilidade na educação aos surdos.

Palabras clave : ética; moral; projeto de vida; futuro; universitários surdos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )