SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Proyecciones de sí mismos en el futuro de universitarios y egresos surdosResiliencia y educación musical erudita: estudio en proyecto social con jóvenes de periferia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

TERRA, Cláudia  y  NOVAES, Adelina. Quem deve ocupar os bancos do ensino superior?. Psic. da Ed. [online]. 2018, n.46, pp.51-59.  Epub 06-Abr-2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180006.

Com o intuito de compreender as representações que professores do curso de serviço social de uma faculdade privada do centro de São Paulo apresentam sobre os estudantes de baixa renda, o estudo buscou informações que contribuíssem para a educação dessa população. Com a perspectiva psicossocial da teoria das representações sociais, a investigação contou com roteiro de entrevista e questionários para estudar um universo total de 14 professores e 600 estudantes. Sistematização e categorização, amparadas pelo programa computacional NVivo, respeitaram as orientações da análise de conteúdo. Identificaram-se elementos que fomentem a reflexão acerca das práticas educativas no contexto de cursos universitários, ao se obter informações que possam contribuir para a proposição de estratégias de formação docente para a educação superior. As temáticas identificadas pela pesquisa circulam, sobretudo, em dois eixos de representação não excludentes: o que concentra discursos que rechaçam o termo "baixa renda" como qualificador dos estudantes e o segundo que identifica os estudantes como usuários do serviço social; representações que guiam as práticas docentes e que podem ser compreendidas como alimentadoras de profecias autorrealizadoras.

Palabras clave : representação social; pobreza; ensino superior; interação professor-aluno; formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )