SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46Por una educación para la autonomía de los sujetos situados en el mundo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de. A escola promotora de processos-chave de resiliência em famílias organizadas em modelos não convencionais. Psic. da Ed. [online]. 2018, n.46, pp.93-101.  Epub 06-Abr-2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180010.

A família da pós-modernidade é permeada por diversas configurações familiares. No entanto, a escola continua a difundir um ideário de família distante dessa realidade. No presente trabalho, defende-se o contexto escolar como um contexto promotor da resiliência de instituições familiares que se organizam em modelos não convencionais. Toma-se a Ecologia do Desenvolvimento Humano como suporte para a compreensão do processo de formação social do sujeito mediante a interação do contexto familiar e escolar. Recorre-se aos estudos de resiliência familiar para estabelecer a relação positiva entre família e escola na promoção da resiliência de famílias não convencionais. Conclui-se que a escola necessita adotar estratégias que promovam os processos-chave da resiliência, mediante inclusão de todas as formas de família em seus ritos.

Palabras clave : escola; família; modelos familiares não convencionais; resiliência familiar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )