SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Desarrollo de la atención: acción en las clases de recuperaciónLa salud del profesor en el cotidiano escolar - una investigación histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

SILVA, Lívia Maria Ferreira da; ARAGAO, Ana Maria Falcão de  y  VINHA, Telma Pileggi. Sentidos e significados atribuídos por professores de um curso sobre convivência escolar. Psic. da Ed. [online]. 2018, n.47, pp.31-38.  Epub 06-Abr-2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180015.

Fundamentada na perspectiva histórico-cultural, a presente pesquisa teve por objetivos conhecer os sentidos e os significados dos relatos das práticas docentes, atribuídos por educadores participantes de um curso de formação para o trabalho com a convivência na escola. Foi utilizada entrevista semi-estruturada com os professores participantes do curso. A análise das entrevistas, fundamentada no Paradigma Indiciário e nos Núcleos de Significação, possibilitou construir núcleos de significação, sendo focalizado o Núcleo Práticas em transformação. Os professores apresentaram relatos indicativos de que suas concepções e práticas estavam em transformação. Os resultados permitem defender a necessidade da implantação de programas que abordem questões da convivência escolar em prazos mais alargados, para que sejam possíveis transformações mais aprofundadas nas concepções pedagógicas que estão subjacentes às práticas docentes.

Palabras clave : formação docente; convivência escolar; sentidos; significados; conflitos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )