SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48Large-scale assessment classroom and school: a necessary dialogueMeaning of gender relations produced by adolescents of a public school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

RIGO, Daiana Yamila  and  DONOLO, Danilo. Envolvimento familiar e compromisso escolar: o desafio de criar vínculos. Psic. da Ed. [online]. 2019, n.48, pp.25-34.  Epub Apr 06, 2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190004.

Os objetivos desta pesquisa é descrever o perfil de envolvimento familiar e sua relação com a percepção que o professor tem do envolvimento do aluno e de seu rendimento escolar. Participaram do estudo professores, pais e alunos do segundo ciclo, do 4º ao 6º grau, do nível primário do ensino. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários e as notas finais dos alunos. Foi realizada uma análise de dados principalmente quantitativa, produzindo resultados que mostram que a comunicação de expectativas e a ajuda nas tarefas de casa pelas famílias são associadas com uma melhor percepção sobre o envolvimento do aluno em atividades e trabalhos áulicos relatados pelo professor, assim como com um melhor desempenho escolar. Os resultados, um tanto alentadores, mostram a importância de continuar a estabelecer melhores vínculos e espaços nos onde se conjuguem ações de todos os agentes da educação, escola e família.

Keywords : família; educação; estudante; compromisso; escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )