SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48The psychological assessment teaching in higher education institutions of CearáA reflection on the contemporary educational context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

BALBINO, Solange Izabel  and  URT, Sonia da Cunha. Educação física escolar e a assimilação das ações mentais. Psic. da Ed. [online]. 2019, n.48, pp.67-76.  Epub Apr 06, 2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190008.

No desenvolvimento deste estudo buscamos investigar as possibilidades de êxito no ensino de Educação Física escolar utilizando como base para o planejamento pedagógico a Teoria da Assimilação das Ações Mentais por Etapas propostas por Galperín. Nosso objetivo é verificar em que sentido essas etapas podem promover melhorias no ensino em aulas de Educação Física para crianças pequenas e identificar suas relações com a Psicologia Histórico-cultural no ensino dos conteúdos dessa disciplina. O trabalho foi desenvolvido por meio de análise documental em textos de estudiosos da psicologia soviética, tais como, Vigotski (2005); (2003); Talizina(1988) e Galperín (1986) tratando-se de uma revisão teórica, porém crítica e inter-relacionada às abordagens pedagógicas para a Educação Física. Compreendemos que, como parte da Psicologia Educacional de origem russa, essa teoria amplia as possibilidades de aprendizagem pois compreende o aluno em seu contexto social e com isso as atividades propostas são desenvolvidas dentro da realidade concreta do aluno, um fim objetivo para a ação planejada resultando na redução do tempo empreendido no processo de ensino e aprendizagem e superando comportamentos fossilizados no fazer pedagógico do componente curricular.

Keywords : Educação Física Escolar; Teoria de Assimilação das Ações Mentais por Etapas; Psicologia Histórico-Cultural; Pratica Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )