SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Intervención con juegos en los procesos de desarrollo y aprendizajeLa educación socioemocional e sus implicaciones en el contexto escolar: una revisión de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

CORREA, Pedro Vasconcelos. Escuta histórico-cultural de dificuldades de aprendizagem: multiplicidade da experiência habitada no discurso. Psic. da Ed. [online]. 2019, n.49, pp.41-48.  Epub 06-Abr-2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190017.

Esse artigo visa compartilhar ações realizadas frente à demanda de dificuldades de não aprendizagem escolar no aspecto de escuta e intervenção à queixa escolar, em crianças atendidas em um Serviço de Psicologia Aplicada - SPA de uma IES de Porto Velho/RO. Foram acompanhadas experimentalmente cinco crianças, ao longo do segundo semestre de 2017. O trabalho avançou ao tentar romper com o olhar de análise clínico institucionalizado e na desconstrução da queixa escolar com o sujeito, família e escola. Evidenciou-se que no discurso da queixa escolar muitos significados das tensões não possuem sentido individual e a que a consciência sobre essa relação emergiu sem laço e com desencontros no discurso anunciado.

Palabras clave : Queixa escolar; Escuta clínica; Psicologia histórico-cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )