SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Cómo evoluciona la comprensión de la lectura en alumnos de la Enseñanza FundamentalContribuciones de la psicología de la educación: percepción de profesores de la primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

FERRARI, Isadora Peresi; VILARONGA, Carla Ariela Rios  y  ELIAS, Nassim Chamel. Ensinando professores de sala comum a fazer adaptação curricular. Psic. da Ed. [online]. 2019, n.49, pp.67-77.  Epub 06-Abr-2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190020.

O objetivo deste trabalho foi verificar a aprendizagem de habilidades de docentes de sala comum para realizar adequação curricular a partir de um curso de formação continuada. Para tanto, foi elaborado um roteiro que decompôs a habilidade de realizar adaptação em seis itens, a saber, identificar as necessidades de adaptação do aluno, descrever o conteúdo específico da disciplina ministrada, descrever os objetivos, descrever a atividade, descrever estratégias para viabilizar sua execução e indicar critérios de desempenho, de modo que pudessem ser medidas as habilidades das professoras antes e depois do curso. Participaram do curso oito professoras de sala comum, de disciplinas variadas, e sem conhecimentos prévios sobre adequação curricular. O curso ocorreu em cinco encontros semanais, nos horários dos ATPC da equipe. Os encontros se dividiram em coleta de pré-formação, conceitos sobre avaliação, organização da proposta de avaliação, conceitos de adaptação e coleta de pós-formação. Os resultados indicaram que o curso foi eficiente para que as professoras aprendessem algumas habilidades para elaborar adequação curricular para os alunos indicados pela escola, mas não foi suficiente para desenvolver as mesmas seis habilidades em todos; por exemplo, antes do curso seis das oito professoras apresentaram menos de 50% das habilidades indicadas e, após, metade do grupo atingiu 80% delas. Discussões e limitações dos procedimentos são apresentados.

Palabras clave : Currículo; Avaliação de programa educacional; Formação de professores; Educação Especial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )