SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número49Enseñando profesores de sala común a realizar adaptaciones curricularesPapel del profesor frente a la medicalización: estudio exploratorio en el territorio brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

SANT'ANNA, Patrick Ronan; GEBER, Saulo Pfeffer  y  TETU, Viviane. Contribuições da psicologia da educação: percepção de professores do ensino fundamental I. Psic. da Ed. [online]. 2019, n.49, pp.79-87.  Epub 06-Abr-2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190021.

São apresentadas as percepções que professoras do ensino fundamental I possuem sobre as contribuições da psicologia da educação em sua formação e atuação profissional. A pesquisa buscou identificar as trajetórias formativas e profissionais dessas professoras e quais as percepções que elas possuem sobre a relação entre a psicologia e a educação. Foram realizadas entrevistas individuais com roteiro semiestruturado com seis professoras de uma escola municipal e posteriormente os dados coletados foram transcritos e analisados através da Análise de Conteúdo. Três categorias foram elaboradas com base nos relatos das participantes e articuladas com produções científicas já existentes: Formação em Psicologia; Contribuições da Psicologia para a Atuação; Opiniões sobre Atuação e Formação de Professores. De maneira geral observou-se que as participantes tiveram conteúdos de psicologia na formação, sendo desenvolvimento humano, processos de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem os principais conteúdos abordados. As participantes percebem que os conhecimentos da psicologia contribuem para sua atuação; entretanto um número considerável das participantes julga que a formação foi insuficiente em relação a esses conteúdos e afirmam que a formação foi muito ampla e teórica. A maioria também relata que sente falta de mais conhecimentos para desempenhar de uma maneira mais efetiva o papel de educadores, estando insatisfeitas com a formação que receberam. As participantes percebem um despreparo dos professores em lidar com determinadas situações e acreditam que se os docentes tivessem uma melhor formação, estariam mais preparados, sendo necessário refletir sobre a formação dos educadores para contribuir com a importante atuação desses profissionais.

Palabras clave : Psicologia da Educação; Formação de professores; Prática profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )