SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue50Permanence of poor students in Brazilian public universities: a systematic reviewThe school inclusion of multicultural students from parental perception author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

PAULINO, Raissa Silva  and  ROSSATO, Maristela. A dimensão subjetiva da aprendizagem do estudante adulto em situação de vulnerabilidade social. Psic. da Ed. [online]. 2020, n.50, pp.30-40.  Epub Oct 09, 2020. ISSN 2175-3520.  https://doi.org/10.5935/2175-3520.20200004.

O objetivo dessa pesquisa foi analisar como a condição de aprendente escolar está constituída na subjetividade de estudantes em situação de vulnerabilidade social, fundamentado na Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey. As informações foram produzidas a partir de entrevistas semiestruturadas, complemento de frase, diário de campo, linha do tempo (trajetória de vida e escola) e observação. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal, que atende especificamente moradores ou ex-moradores de rua, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Identificou-se que, nos três participantes da pesquisa, mesmo tendo passado por experiências bem parecidas, como ter morado nas ruas, serem ex-usuários de drogas e terem abandonado a escola ainda na adolescência, o modo como subjetivam a condição de aprendente escolar é perpassado pela natureza dos sentidos subjetivos que são produzidos no tempo presente, por vezes expressando uma condição de sujeito ou de agente do processo de aprendizagem escolar.

Keywords : Subjetividade; Aprendizagem escolar; Vulnerabilidade social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )